• ClinicaSingular

Adolescentes com depressão: familiares têm papel fundamental no combate à doença

A depressão é uma doença que precisa de cuidados especiais e acolhimento, e a família tem um papel muito importante dentro desse cenário. “O adolescente, como qualquer paciente depressivo, carrega com ele uma enorme frustração, culpa, menos-valia, tristeza, angústia, um processo intenso de não encontrar a saída para a dor emocional que está vivendo. Um quadro de desânimo e falta de propósito, onde tudo em volta parece não fazer sentido”, explica o Dr. Diego Augusto Nesi Cavicchioli, psiquiatra geral, da Infância e Adolescência, da Singular Saúde em Medicina, de Londrina.



De acordo com o psiquiatra, é muito comum encontrar famílias com dificuldades em lidar com um familiar em depressão, seja pelo motivo de não saber como ajudar, ou ainda, pela demora muitas vezes de se diagnosticar de fato a depressão e a demora de responder ao tratamento em muitos casos. A família pode inclusive ser um fator agravante no quadro depressivo dependendo de como se dá a dinâmica familiar. “A cobrança excessiva, um ambiente invalidante em que o adolescente não é escutado e acolhido, a falta de entendimento e hierarquia dentro da família, a falta de diálogo e de respeito das escolhas de cada um, pode, inclusive, agravar um quadro depressivo em uma pessoa que não está bem, está triste e frustrada e já não sente que tem espaço dentro dessa família”, destaca.

Preocupado com o assunto? Querendo mais informações? Ligue (43) 3325-3000 para obter mais informações ou agendar consulta. Na Singular, você é sempre bem-vindo. Nossos especialistas estão à sua disposição!

1 visualização

Av. Ayrton Senna da Silva, nº 500
sala 302 - Gleba Palhano
Londrina   CEP 86.050-460 

Clínica Singular

Saúde em Medicina

(43) 99995-3400

Tel: (43) 3325-3000

  • facebook azul
  • youtube azul
  • instagram azul
Editora Sucesso branco.png